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Copasa lança campanha de incentivos para alcançar 1,5 milhão de potenciais clientes da tarifa social - Rádio Ativa FM

Copasa lança campanha de incentivos para alcançar 1,5 milhão de potenciais clientes da tarifa social

Foto: Copasa / Divulgação
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) disponibilizou uma série de ações com foco em alcançar 1,5 milhão de famílias em todo o Estado que podem ser beneficiadas pela tarifa social, ou seja, receber até 50% de desconto nas faturas de água e esgoto. Atualmente, a Companhia possui 789,4 mil famílias cadastradas, mas a intenção é duplicar esse número e conceder condições especiais a famílias de baixa renda nos 637 municípios mineiros onde a Copasa detém concessão.
No ano de 2024, foram incluídos 114,3 mil novos beneficiários e aproximadamente 288 mil poderão perder o benefício por falta de atualização no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esses clientes têm até 25 de junho para efetuar a atualização. Na região Oeste, em 58 municípios do Pontal, Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste do Estado, 16.742 famílias correm o risco de perder o benefício.
Em razão disso, a Copasa lançou uma campanha de incentivos para garantir que famílias elegíveis de todas as regiões conheçam esse direito. A tarifa social da Copasa é disponibilizada às famílias inscritas no CadÚnico, que tenham a renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e residam em imóvel residencial. O benefício é uma das ações de responsabilidade social da Companhia, e está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco principal no ODS 6, que trata da disponibilização de água potável e de esgotamento sanitário.
O primeiro passo do beneficiário é procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município para inscrição ou atualização do cadastro no CadÚnico e assim obter o documento chamado “Folha Resumo”. Em seguida, o cliente deve entrar em contato com a Copasa, por meio de um dos canais de relacionamento com o cliente, e, além da “Folha Resumo”, apresentar o CPF e a conta atual do imóvel a ser cadastrado no programa. Depois disso é só aguardar a análise da documentação. Estando tudo certo, o benefício do desconto já será concedido na próxima conta.
Para informar a população, além de comunicados de alerta nas faturas, a Copasa está enviando SMS para os clientes que perderam ou estão prestes a perder o benefício. Para facilitar ainda mais o acesso, o serviço de solicitação de atualização e cadastro dos dados pode ser feito pelo Whatsapp (31) 99770 7000 e WebChat no site www.copasa.com.br. A Companhia também enviou a todo o Estado material informativo via mala-direta e disponibilizou campanhas publicitárias em rádios mineiras.
Outra frente em que a Copasa está atuando é em parceria com as secretarias socias das prefeituras. As equipes de desenvolvimento sustentável, relacionamento com o cliente e comercial da Copasa estão em contato direto com os CRAS para orientar os funcionários sobre a importância de identificar os potenciais clientes que procuram os centros nas cidades.
Os agentes de saúde dos municípios, que também desenvolvem um trabalho de proximidade junto a milhares de famílias inscritas no CadÚnico, também estão sendo preparados para repassarem as informações da tarifa social e o passo a passo para cadastrar e receber o benefício.
A solicitação de inclusão na tarifa social poderá ser feita ainda por meio de uma agência de atendimento mais próxima. As agências móveis, que promovem o atendimento itinerante dos serviços da Copasa, também estão espalhadas por todo o Estado e realizarão plantões sociais para a inclusão de clientes no cadastro.
O benefício da tarifa social da Copasa está em conformidade com a Resolução Normativa n° 150, da Agência Reguladora de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG). A redução no valor da conta é calculada de acordo com o consumo de cada família, ou seja, quanto menor for o consumo de água do imóvel, maior será o desconto, sendo limitado até 20 m³ (20 mil litros).

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