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“A mentira destrói seu voto”. Essa é a ideia da campanha levada adiante pelo Tribunal Superior Eleitoral e pela Associação Nacional de Editores de Revistas. Para isso, o TSE fez uma série de parcerias com as plataformas digitais e 11 associações e instituições de jornalismo profissional.
Um Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia foi inaugurado em março para centralizar o trabalho durante o processo eleitoral deste ano.
Na semana passada, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, abriu o painel sobre a campanha em um evento de mídia realizado em Brasília.
O TSE assinou memorandos para a criação do disque-denúncia 1491, que vai receber relatos de conteúdos falsos sobre as Eleições Municipais. Entre as plataformas que assinaram estão TikTok, LinkedIn, Facebook, WhatsApp, Instagram, Google, Telegram e o X (antigo Twitter). Nos acordos válidos até o final do ano, as empresas se comprometem a adotar medidas rápidas para conter as notícias falsas.
Um painel da Polícia Federal também foi disponibilizado com estatísticas de investigações e crimes eleitorais. Ele é atualizado diariamente e traz dados de inquéritos policiais e termos circunstanciados desde agosto do ano passado. Nos dias que antecedem a votação, os dados serão atualizados a cada hora.
Também foram lançadas duas cartilhas para combater mentiras nas Eleições. A cartilha “Como Funciona o TSE para os Eleitores” explica as atribuições do Tribunal, a segurança das urnas eletrônicas, o papel dos mesários e dá informações sobre como denunciar irregularidades e checar notícias falsas.
A outra cartilha, para os Jornalistas, ajuda os profissionais da imprensa, com informações sobre a tramitação dos processos e julgamentos, os sistemas usados na organização, a transparência e a segurança de todo o processo.
Todas essas informações sobre a campanha “A mentira destrói seu voto” estão no site do tribunal: tse.jus.br .
Fonte: Agência Brasil