Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Há 2 anos não é realizada a Festa de Nossa Senhora da Abadia no modelo tradicional e que atraía milhares de fiéis. Porém, para 2022, a expectativa é de que possa ocorrer e com novidades em relação aos anos anteriores.
Algumas vêm das obras que têm sido feitas no local desde o começo de 2020. Devido à pandemia, elas foram interrompidas e retomadas em maio de 2021. Enquanto não são finalizadas, máquinas ocupam a praça em frente ao santuário.
A previsão é de que até julho elas já tenham sido concluídas. Prontas para as festividades de Nossa Senhora da Abadia, que estão programadas para começar no dia 15 de julho e terminar no dia 15 de agosto, o dia da santa.
“Dentro da programação quero fazer 1 mês de festa para não ter aglomeração. E podemos começar dia 15 de julho e seguir até 15 de agosto, com missas todos os dias, convidando cidades vizinhas para virem até aqui. Cada dia vamos convidar uma cidade para coroar Nossa Senhora. E ainda queremos fazer o encontro de ciclistas, motociclistas”, comentou o reitor do Santuário, o padre Márcio Ruback.
Assim que estiver pronta, a praça vai ganhar 3 esculturas de anjos, que são esculpidas pelo artista Carlos Eduardo Pietá. Foi ele quem fez a imagem de Nossa Senhora da Abadia, que está no topo do obelisco em comemoração aos 150 anos da festa. Para a elaboração destas novas peças, o trabalho já dura 1 ano.
“Eu tenho exercido ele com muito prazer e deixando aqui minha marca e também sendo marcado com a fé do povo”, ressaltou.
São Miguel, São Gabriel e São Rafael também contam com vários detalhes, que dificultam o trabalho de Pietá: “É um desafio grande pois não é um material muito fácil de ser modelado, mas escolhemos ele e estamos trabalhando para que fique uma peça para sempre”, acrescentou.
Apesar de passarem leveza, as esculturas são esculpidas em concreto armado e pesaram cerca de 3 toneladas cada. O reitor do santuário explicou que cada um deles também terá uma posição específica.
“São os três arcanjos. O São Miguel vai ficar acima do Obelisco, lá no palanque para receber a santa. O Gabriel e o Rafael vão ficar na porta do Santuário, onde descemos para realizar a santa missa”, frisou.
Já na capela onde fica a imagem de Nossa Senhora da Abadia, local que também está em obras, é feito um trabalho de restauração. Os painéis sofreram os feitos do tempo, principalmente da umidade.
“Nós fizemos o levantamento histórico e das condições do que havia sido feito. O projeto foi todo alterado nas reformas de 1998 devido às infiltrações, então, agora vamos recuperar e trazer de volta o que era o original da capela”, destacou o restaurador Basílio Luís Marcondes.
A Festa de Nossa Senhora da Abadia é a maior festa católica da região do Triângulo Mineiro. Ela é celebrada anualmente em Romaria no dia 15 de agosto, mas a celebração começa um mês antes. Com cerca de 3.500 habitantes, a cidade recebe aproximadamente 40 mil peregrinos por dia durante a o período da festa. No dia 15 a cidade já chegou a receber no mesmo dia 200 mil fiéis de diversas partes do estado.
Em 2020, a festa completou 150 anos, mas as comemorações foram canceladas, devido à pandemia de Covid-19. Em 2021, também não ocorreu pelo mesmo motivo.
Fonte: g1