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Como evitar e o que fazer ao cair em um golpe de boleto - Rádio Ativa FM

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Como evitar e o que fazer ao cair em um golpe de boleto

De acordo com Banco Central do Brasil, o boleto ocupa o segundo lugar da preferência nacional de formas de pagamento, levando em conta a quantidade de transações, perdendo apenas para o PIX. Ainda segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), são processados mais de 6 bilhões de boletos por ano em todo o país. Neste cenário, pessoas mal-intencionadas enviam códigos de barra falsos para clientes com o intuito de desviar o valor pago para contas alheias. No entanto, este tipo de crime pode ser evitado.

 

Segundo Luís Toscano — VP de Negócios da Embracon, uma das principais administradoras de consórcios do país, existem formas de reconhecer o golpe, prestando atenção em alguns detalhes do documento.

 

1º – Veja se o nome da beneficiária, empresa que vai receber o valor, é a esperada. Desconfie se algumas das informações estiverem erradas e procure a empresa para entender se o boleto foi realmente emitido pela instituição

2º – Os três primeiros números informam para qual banco vai o dinheiro. Se o número da instituição financeira citada não bater com esses três dígitos, não pague o boleto.

3º – Uma prática comum dos golpistas é tentar direcionar as pessoas para uma página falsa. Por isso, é importante ficar atento ao endereço virtual e sempre buscar pelos canais oficiais das empresas.

4º – Caso receba um boleto por e-mail ou sms fora da data que costuma receber, ou quando você não solicita, é sinal de fraude.

5º – Por fim, revise o texto do boleto para checar se não há erros ortográficos. Os golpistas sempre costumam cometer erros de ortografia.

 

Segundo o consultor jurídico da empresa, Dr. Marcelo Valente, uma vez que o consumidor é lesado, existem algumas medidas para ter o ressarcimento do valor de volta.  

 

1º – Entre em contato imediatamente, ou logo após, com seu Banco e informe que a operação de pagamento deve ser cancelada, explicando o ocorrido. O Banco irá promover ao bloqueio preventivo da operação. Com isso, o seu Banco poderá cancelar a transferência de valores ao Beneficiário indevido. Quanto antes comunicar seu Banco, mais chances o Consumidor terá para reaver o pagamento realizado indevidamente, pois normalmente a transferência é realizada ao Beneficiário em 48 horas a partir desse pagamento indevido.

2º – Faça um Boletim de Ocorrência. Leve o Boleto fraudado, informe como obteve esse boleto, e o comprovante de pagamento. Com isso o Consumidor vai poder fundamentar a solicitação do cancelamento da operação junto ao seu Banco anteriormente, realizada e possibilitar que a polícia possa investigar os criminosos.

3º – Comunique a real empresa Beneficiária que o pagamento não foi realizado por conta da fraude. Assim o Consumidor poderá dispor de uma nova forma de regularizar o pagamento que não ocorreu.

 

Luís Toscano — VP de Negócios da Embracon — especialista em finanças que dá dicas sobre como identificar o boleto falso.
Marcelo Valente, consultor jurídico da Embracon — especialista jurídico dá dicas de como agir diante de um golpe.

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