Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Abril Amarelo chama atenção para o diagnóstico precoce do câncer ósseo - Rádio Ativa FM

Abril Amarelo chama atenção para o diagnóstico precoce do câncer ósseo

A Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica desenvolve a Campanha Abril Amarelo para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer ósseo.

O oncologista Bruno Melo explica o que é a doença: “Câncer de osso na verdade é um conjunto de tumores malignos que acometem os ossos do corpo. Eles podem acontecer em ossos diferentes e em pessoas de idades diferentes. E existem uma série de tipos de tumores diferentes que podem sim acometer os ossos e surgir nos ossos das pessoas.”

A estimativa é que 6,3 mil novos casos de tumor ósseo aparecem no Brasil a cada ano e muitos desses tumores são assintomáticos.

O médico oncologista Bruno Mello explica os principais sintomas do câncer ósseo: “Em geral os principais sintomas de tumor ou de câncer ósseo são dor e inchaço no local do corpo, principalmente se tiver em crescimento, uma dor que fica cada vez pior, de intensidade progressiva. Pode haver também alguma limitação funcional, como dificuldade de andar, de usar o braço ou de fazer certos movimentos por conta da presença deste tumor. Em quadros mais avançados a pessoa pode ter também emagrecimento, pode ter dificuldade de respirar ou tosse, perda de peso não justificável e mal estar geral.”

Apesar de de corresponder a somente 1% ou 2% dos cânceres em geral, o ósseo constitui foco muito importante de disseminação do câncer de outros órgãos. Por isso a doença pode acometer crianças, adolescentes, jovens e pacientes mais idosos com diferentes variações.

O médico oncologista Bruno Melo explica como é realizado o tratamento: Os principais meios para identificar tumores ósseos são os métodos de imagem que vão orientar a realização de uma biópsia. Então pacientes que tenham eventualmente algum desses sintomas, eles devem procurar o médico e eles vão realizar exames de imagem voltados pro local do sintoma. Como por exemplo raio X, tomografia ou ressonância magnética. A partir desse exame serão achados alterações sugestivas de tumores nos ossos que são vistas nesses nesses exames de imagem e com isso será indicado uma biópsia dessa lesão óssea. A biópsia, isto é a retirada de um fragmento do tumor, é que vai definir de maneira definitiva se esse paciente realmente tem um câncer ósseo, qual é o tipo de câncer e a partir daí direcionar qual o melhor tratamento pro paciente.

Fonte: Agência Brasil

Deixe seu comentário:

SE LIGA!

HORÓSCOPO

Copyright © Direitos reservados 2025 Rádio Ativa FM 87,9 | Mais que amigos, uma família!