Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
As Testemunhas de Jeová anunciaram o retorno da sua tradicional atividade a partir de setembro de 2022 — mais de 8 milhões de voluntários fiéis voltarão a bater de porta em porta nas diversas partes do mundo, incluindo o Brasil. Durante a pandemia, por respeito à vida e às orientações governamentais, elas suspenderam esse contato direto com o público pela primeira vez em sua história recente.
Apesar disso, as Testemunhas de Jeová não deixaram de evangelizar. Elas procuraram formas alternativas e seguras para compartilhar com outros as boas notícias contidas na Bíblia. Géssica, de São Gabriel da Palha, ES, conta: “Nós nunca paramos de pregar! Quando o trabalho de casa em casa foi suspenso, utilizei outros métodos para contatar as pessoas — telefone, cartas e mensagens de texto para conhecidos.”
Mesmo com a agenda apertada, devido ao trabalho no comércio de segunda a sábado, Géssica dedica noites para esse trabalho voluntário. Ela conta que quando soube que a pregação de casa em casa retornaria, sentiu uma mistura de emoções, especialmente alegria: “Nada se compara à pregação presencial; é o que me dá mais satisfação e realização na vida! Poder ver a reação das pessoas à mensagem da Bíblia será simplesmente maravilhoso!”
O trabalho de casa em casa retornará com uma campanha especial para oferecer estudos bíblicos no mundo inteiro, em setembro. Qualquer pessoa poderá fazer um curso interativo da Bíblia, totalmente gratuito e sem compromisso. Esse curso pode ser realizado de forma presencial ou utilizando meios eletrônicos.
Segundo o porta-voz local da organização, José Geraldo Cordeiro Lima, o momento atual se tornou mais seguro para visitar os lares. “Ir de casa em casa é o nosso trabalho voluntário principal e o realizamos por amor às pessoas que precisam de esperança e consolo”, conclui.
A partir de 1º de setembro, o público em geral ficará surpreso ao ver as Testemunhas de Jeová novamente em sua porta.
Por que decidiram voltar a pregar de casa em casa?
Com a diminuição dos casos de covid-19 e a flexibilização das restrições, ficamos felizes de poder voltar a usar nosso principal método de compartilhar a mensagem da Bíblia com as pessoas. Obedecemos à ordem de Jesus Cristo em Mateus 28:19, 20: “Vão e façam discípulos de pessoas de todas as nações…”. Quando enviou seus primeiros discípulos, Jesus os orientou a ir às casas das pessoas e, após a sua morte, os cristãos do primeiro século continuaram fazendo isso. Nós seguimos o exemplo desses cristãos e percebemos que a pregação de casa em casa é realmente uma boa maneira de contatar as pessoas, levando esperança e consolo para elas.
Que cuidados tomarão quanto às medidas de segurança e higiene ao retornar às casas?
Continuaremos acatando as recomendações de segurança para cada região, mostrando respeito e consideração ao nos aproximarmos das pessoas e de suas casas. Todos terão bom critério em relação ao uso de máscaras e em não participar do trabalho caso apresentem sintomas de covid-19 ou tenham tido contato com alguém infectado.
Além das visitas de casa em casa, que outras atividades foram retomadas?
Durante dois anos nossas reuniões foram realizadas por videoconferências. Em abril, retornamos às reuniões presenciais e em junho voltamos a realizar a evangelização em áreas públicas. Agora, é uma grande alegria podermos retomar a pregação de casa em casa.
Vocês vão continuar utilizando meios eletrônicos para realizar esse trabalho?
Sim, Testemunhas de Jeová que não podem sair de casa — idosos ou enfermos — continuarão realizando sua evangelização por telefone, cartas, meios eletrônicos e outros métodos alternativos.
Como é o curso da Bíblia?
Uma Testemunha de Jeová ajuda outra pessoa a estudar a Bíblia por assunto. Com a ajuda do livro “Seja Feliz para Sempre!“, o estudante vai aprender aos poucos o que a Bíblia ensina e como pode ajudá-lo. Não é preciso pagar nada pelo curso nem pelos materiais, que incluem uma Bíblia e o livro. O curso inteiro tem 60 lições, é interativo e contém diversos vídeos. Muitas pessoas gostam de estudar uma ou mais lições por semana, mas isso é a pessoa quem decide.
O que se aprende nesse curso?
O curso mostra as respostas da Bíblia para perguntas importantes da vida. Por exemplo: Como posso ter uma vida feliz? O sofrimento e a maldade vão acabar algum dia? Será que vou ver de novo meus amigos e parentes que já morreram? Deus realmente se importa comigo? Como minhas orações podem ser ouvidas por Deus?
Se o curso é gratuito e as publicações também, como vocês sustentam essa obra?
Nossa obra mundial de pregação é financiada por donativos voluntários, que podem ser feitos em nossos Salões do Reino ou pelo site donate.jw.org. As Testemunhas de Jeová não pagam dízimos nem doam uma porcentagem do seu salário. Nenhuma coleta é feita em nossas reuniões e a entrada é grátis. Seguimos o princípio da Bíblia em 2 Coríntios 9:7 sobre não dar contribuições por obrigação, mas sim de coração. Usamos os donativos para financiar as atividades religiosas e humanitárias da nossa organização em todo o mundo. Nenhum ministro das Testemunhas de Jeová recebe salário nem são pagos para pregar de casa em casa.
Se a pessoa aceitar um estudo, ela precisa se tornar uma Testemunha de Jeová?
De forma alguma! As Testemunhas de Jeová amam ensinar a Bíblia para outros. Mas elas nunca pressionam ninguém a mudar para a religião delas. Nós apenas ensinamos o que a Bíblia diz, respeitando o direito que cada indivíduo tem de decidir no que vai acreditar. — 1 Pedro 3:15.
Como a pessoa faz para começar o curso?
Basta falar com uma Testemunha de Jeová ou preencher o formulário no site jw.org. O estudo pode ser realizado pessoalmente, por chamada de vídeo, por telefone, por carta ou por e-mail — a escolha é do aluno, que pode escolher entre receber a visita de um instrutor presencial ou fazer o curso por meios eletrônicos. Geralmente, o estudo é feito uma vez por semana e dura cerca de uma hora. Mas ele pode ser feito em mais ou menos tempo — tudo depende da disponibilidade da pessoa; sempre no dia e horário de sua preferência.
As Testemunhas de Jeová são contra a vacinação
É fake!Para nós, tomar ou não vacinas é uma decisão de cada pessoa. As Testemunhas de Jeová valorizam muito os avanços da medicina para reduzir os riscos de doenças graves. Somos gratos por todo o trabalho e dedicação dos profissionais de saúde, principalmente em épocas de crise, como a pandemia que enfrentamos. Por isso, as Testemunhas de Jeová dão valor à vida e muitas delas decidem se vacinar.
As Testemunhas de Jeová não ganham salário para pregar