Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Tradicional no Brasil, o carnaval arrasta foliões por ruas, avenidas, clubes e até para locais calmos aqueles que preferem aproveitar os dias de folga para descansar. A data também é importante para a economia de diversas cidades, incluindo o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais. Entretanto, em virtude da pandemia da Covid-19, a realização de eventos em 2022 ainda está indefinida em alguns dos principais municípios das regiões.
Em 2021, todas as cidades das três regiões suspenderam a realização da festa para evitar o crescimento da contaminação pelo coronavírus. Com o avanço da vacinação, para o ano que vem, algumas cidades do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, já divulgaram as programações.
Para saber se o Carnaval vai voltar a ser atração em 2022, o g1 entrou em contato com as prefeituras de 13 cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste que tradicionalmente organizam eventos. A reportagem também questionou sobre a possibilidade de liberação para a realização de eventos particulares. Veja abaixo.
De acordo com o secretário de Gabinete, Flávio Soares, o assunto chegou a ser discutido entre a pasta, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e a Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec). A intenção da administração municipal é realizar a folia.
Entretanto, a situação está sendo analisada de forma cautelosa. Não há definição de como o evento vai ocorrer.
De acordo com a Prefeitura, não existe nenhum planejamento para a realização do Carnaval na cidade até o momento. Quanto à realização de eventos particulares, as medidas que deverão ser adotadas vão depender da situação da pandemia no período que antecede a data.
Segundo a Prefeitura, não há estimativa segura para a realização do evento na data prevista e a possiblidade dele ocorrer em outra data não é discutida. Caso seja autorizado, a expectativa é que shows para os foliões ocorram em espaço público, com a possibilidade de limitação do público como medida de segurança.
Quanto aos eventos particulares, o Município informou que a autorização vai depender do acompanhamento da pandemia até uma data que possibilite a organização. A data limite para a autorização não foi informada.
Em resposta ao questionamento feito pelo g1, a Prefeitura informou que ainda não há nenhuma definição com relação ao assunto.
Em nota, a Prefeitura informou que ainda não há definição sobre o Carnaval 2022. Segundo o Município, a avaliação para possível autorização da folia está condicionada ao acompanhamento dos índices da pandemia de Covid-19.
Os municípios de Uberaba, Araguari, Ituiutaba, Paracatu, Tupaciguara, Monte Carmelo, Prata, Campina Verde e Rio Paranaíba não responderam aos questionamentos feitos pela reportagem até a última atualização desta matéria.
Fonte: Agência Brasil