Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A fisioterapia desempenha um papel crucial na recuperação de pacientes que enfrentam o câncer de mama, especialmente durante o pré e pós-operatório. Embora a fisioterapia não atue na prevenção da doença, sua intervenção é vital para preparar o paciente para a cirurgia e garantir uma boa recuperação.
Durante o pré-operatório, os fisioterapeutas avaliam diversos aspectos da saúde do paciente, incluindo postura, perimetria (comprimento dos membros) e a amplitude de movimento, que analisa a capacidade de realizar movimentos como abrir os braços. Essas avaliações são fundamentais para estabelecer um parâmetro inicial da condição do paciente, permitindo que os profissionais de saúde monitorem as mudanças que ocorrerão após a cirurgia.
“Avaliar o paciente antes da cirurgia nos dá uma base de como ele estava, permitindo que possamos orientá-lo sobre o que esperar durante a recuperação”, explica Nayara Toledo Dias, professora de Fisioterapia da Una Itumbiara. “Essa preparação inclui a orientação sobre cuidados que o paciente deve ter logo após a operação, ajudando a minimizar complicações e a dor no pós-operatório imediato”.
Após a cirurgia de mastectomia, a fisioterapia se concentra em diminuir a dor, melhorar a capacidade respiratória e manter o paciente o mais funcional possível. Os fisioterapeutas trabalham para preservar a força e a amplitude de movimento, apoiando o paciente em seu retorno às atividades diárias.
“Nosso objetivo é ajudar os pacientes a retomar suas funções cotidianas da forma mais completa possível”, destaca a professora. “Caso haja complicações ou cicatrizes que necessitem de tratamento, podemos utilizar diversos recursos para promover a reabilitação e o bem-estar do paciente.”