A um mês das provas do Enem 2021- agendadas para 21 e 28 de novembro – mais de três milhões de estudantes estão na contagem regressiva para encarar os testes. A nota do Exame permite concorrer a vagas em graduações em mais de 100 universidades públicas do Brasil por meio do Sisu, o Sistema de Seleção Unificada.
Presente no DNA dos jovens, a tecnologia pode ser uma grande aliada no desafio de se dar bem na prova. É o que defendem especialistas que participam da quarta edição da Trilha A+ de Conhecimento, série de lives sobre Educação e Tecnologia idealizada para diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores.
Com o tema ENEM 2021: como usar a tecnologia para conquistar os melhores resultados o encontro virtual marcado para o dia 28 de outubro, vai reunir educadores para compartilhar suas experiências sobre como o uso da tecnologia na aprendizagem pode aprimorar a performance dos estudantes no teste.
Quem se prepara para o exame reconhece o ritmo acelerado. Candidatos precisam estar atentos a uma série de informações, encarar pilhas de apostilas e estarem dispostos a passar por simulados contínuos para potencializar as chances de um bom resultado.
Para Carlos André, fundador do Over Colégio e Curso, nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba e que participa da live, graças à tecnologia é possível fazer a escolha pelo Enem Digital: “a opção oferece o mesmo nível de qualidade da prova escrita, com velocidade de apuração de resultados muito maior. Além disso, ao evitar o deslocamento à unidade para a realização do teste, mantém o candidato mais disposto, o que impacta positivamente no seu rendimento”, avalia.
Fabrício Alves, professor e Diretor Regional da Inspira Rede de Educadores, defende que por meio de tecnologias educacionais como as plataformas adaptativas é possível individualizar o processo de ensino e aprendizagem, identificar as dificuldades de cada aluno e fazer um trabalho direcionado e mais eficaz. “Em uma sala de aula temos várias realidades, alunos com vários graus de proficiência em matemática, ciências, português, por exemplo. Sem um suporte tecnológico fica muito difícil diagnosticar lacunas”, reforça.
De acordo com Fabrício, com a plataforma adaptativa, as questões aplicadas em testes são selecionadas de acordo com o nível do aluno. Quanto mais o aluno utiliza a plataforma, mais ela conhecerá suas lacunas e assim poderá adaptar as questões de acordo com o seu nível. Na medida que o aluno evolui a plataforma também elevará o nível dos itens tornando o aprendizado mais efetivo e o estudo mais atraente.
Live: ENEM 2021: como usar a tecnologia para conquistar os melhores resultados
Data: 28.10.2021
Horário: 18 horas
Para participar, basta se inscrever gratuitamente pelo
link
Sobre a Plataforma A+:
Criada para oferecer toda a estrutura de uma escola na palma da mão, a edtech é hoje um hub de soluções que reúne ferramentas de gestão escolar, de aprendizagem, de comunicação e de conteúdo, facilitando a digitalização das instituições de ensino de ponta a ponta.
Com acompanhamento dos dados em tempo real, proporciona uma gestão escolar data driven, incluindo recursos de aprendizagem adaptativa e utilização de metodologias ativas de ensino. Também proporciona agilidade aos processos administrativos e potencialização da excelência acadêmica.